{ Memorex }

Existe uma frase que diz “uma consciência limpa é, não raro, sinal de memória fraca”.
(ou coisa que o valha; esse é um texto sobre falta de memória, não exija esse tipo de informação)

Sou péssima pra datas, nomes e rostos. Absolutamente incapaz de fazer sinopses de filmes e resenhas de livros. Fatos que eu quero esquecer me perturbam a cabeça todos os dias durante uma semana, para serem perdidos para sempre – queria algum pra exemplificar, mas não me lembro. Não posso fazer parte de fã-clubes porque não consigo lembrar o nome completo de cinco pessoas que eu não conheço. Sei o nome dos quatro Beatles, mas não me peça os cinco Stones – mesmo que eu quase goste mais destes últimos. Nunca sei a ordem dos livros de O Senhor dos Anéis e Harry Potter.

Pessoas não muito próximas que mudem o corte de cabelo serão ignoradas. Não é porque eu te beijei que lembro o seu nome. Posso ter jurado amor eterno e não fazer a menor idéia do seu nome. Mesmo. Em dias de casamento, me apresento a noivas com quem já tomei cerveja alguma vez, mas, ahm, esqueci. Assim como eu não faço mais a menor idéia de quais são os pontos do tricô.

Mas eu recordo o telefone do namorado que eu tinha em 1997 e o endereço da casa que eu morei em 1991. Sei o RG da minha irmã. Consigo declamar “Via Láctea”, do Olavo Bilac. Posso dizer o nome da filha da Carla Perez. Devo ser uma das quinze pessoas do mundo que lembra da página dos hamsters dançantes, um dos primeiros virais da internet.

A letra de Sandra Rosa Madalena, os jingles de cremogema, guaraná e cotonetes. A placa do carro que eu não tenho mais e a musiquinha do aniversário do Papai Smurf. Fofocas cretinas de subcelebridades em geral. Disso tudo eu lembro.

Chamar minha memória de “seletiva” é, no mínimo, uma ironia.

  1. Liber’s avatar

    É memória afetiva.

    Você guarda o que realmente importa. Que é aquilo que você realmente gosta.

    ;-)

    Responder

    1. Letícia Simoni Junqueira’s avatar

      :)

      Eu tava te respondendo no Facebook quando parei pra escrever esse texto, hehehehe!

      Responder

    2. Isa’s avatar

      Haha, hoje, minha mãe foi perguntar de uma parte de um filme, e eu não sabia como explicar, porque tinha me esquecido. Se o filme é muito confuso, então, pode ter certeza que ficou, no máximo, no meu inconsciente.

      Como diz o Liber, é “memória afetiva”. São as lembranças com as quais você mais se identifica, e pronto.

      E, ah, tanta coisa pra lembrar, se a gente souber o endereço de casa, do trabalho e onde colocou o papelzinho com as senhas do banco, já é grande coisa. :)

      Beijos, Le! =*****

      Responder

    3. Carola’s avatar

      Eu sou péssima com nomes de pessoas que conheço em situações importantes. Fico pra morrer com uma coisa dessas!! Mas no mais, tenho uma memória meio que de elefante… tem muita, MUITA coisa que eu adoraria esquecer! Rsss!!

      Responder

    4. Ana’s avatar

      A gente vai ficando velha e vai esquecendo as coisas. Já me acostumei a começar todas as minhas histórias com “eu já te contei isso?” e quando a pessoa diz q sim eu digo “imagiiiiiina nunca contei, quando foi?”

      Responder

    5. Lidiane Andrade’s avatar

      Leleca….
      Puta merda, tu vai me reconhecer na rua?????srrsrsrsrrssrsrs
      Leleca, pra variar, ótimo texto

      Responder

    6. Marcos Guinoza’s avatar

      Amo esquecer.
      Quando lembro, ou choro de saudade ou me mordo de raiva.
      Bj.

      Responder

    7. Tati Reis’s avatar

      A minha memória falha raramente… É ruim pq vc se lembra de um mico que pagou, de uma dor que sentiu e de uma raivinha que passou. Mas é bom que a minha palavra é sempre a última qdo as minhas irmãs perguntam algo da infância delas, posso dizer que elas nasceram meninos e trocaram de sexo pq eu lembro que tava no hospital vestida de um jeito junto com não sei quem e tava tocando a música tal no rádio…
      Mas eu não lembro dos hamsters!
      E hoje em dia acho ótimo não decorar mais telefones e aniversários de ninguém… Abre espaço no disco rígido.

      Ah… além de saber o nome da minha clone na Bahia, vc sabe o meu sobrenome! Isso é só pra quem tem memória! hehehe

      Responder

    8. Luísa’s avatar

      Bah, eu també super lembro dessas coisa que nunca serão besteira já que fazem parte dam inha memória CULTURAL hehehehehe

      Hoje vou convidar blogueira de todo o país a participarem do projeto de música, participa!

      Responder

    9. caso me esqueçam’s avatar

      Posso dizer o nome da filha da Carla Perez

      aih eu digo que sua memoria eh boa, viu! o nome dos filhos de carla perez sao maiores que os nomes de pedro I e II juntos.

      Responder

    10. Patricia Scarpin’s avatar

      Texto ótimo, amei!

      Também guardo na mente o nominho CHIQUE de Camilly Victoria, mas me pergunte algo relevante pra ver. :S

      Marido fica p… que eu lembro com detalhes de um filme que vi em 1990 mas me esqueço de comprar amaciante. É a vida. :D

      Responder

    11. Nina Vieira’s avatar

      Minha memória é excelente (morra de inveja…ou não!) – consigo me lembrar de absolutamente tudo: compromissos passados e futuros, pessoas, nomes de pessoas, rostos, fatos da infância mais remota, numero da minha matricula do ensino primário (já estou no fim do colegial) e por ai vai.
      O que eu comi hoje de manhã antes de ir trabalhar? Tá bom, nao lembro…
      Beijos!

      Responder

    12. Luísa Alves’s avatar

      Lê!

      Seguinte: quero te convidar pra participar de um projeto que estou realizando entre blogueiras que estiverem afim. É um mixtype com troca de CD feito com suas músicas preferidas. Dá uma olhada e pode convidar outros blogs. Estou tentando mobilizar blogs legais como o seu para ver no que dá essa troca de blogs inspiradores brasileiros.

      O último post do meu blog explica um pouco sobre a ação. Veja se tem interesse nessa troca cultural.

      Responder

    13. Luísa Alves’s avatar

      Obaaaa! Pode ocnvidar quem você quiser. VOu deixar o post mais ums semana e continuar convidando meninas. Quem você quiser chamar e tenha um blog inspirador assim será bem-vinda. :)

      Na próxima semana, com mais nomes, eu começo a ocntatar todos e definis datas e sorteio pra troca. Já dá pra ir pensando em que músicas escolher.

      bjbj

      Responder

    14. Camila F.’s avatar

      Sensacional o texto! Adorei o blog!

      :)

      Responder

    15. Ladylike’s avatar

      Eu tambem não entendo! As vezes eu n lembro de coisas super importantes mas eu sempre sei quando uma pessoa repete roupa ou algumas outras coisas banais assim. Vou ter que confessar que, mesmo amando os Stones e gostando dos Beatles, só se do Mick Jagger, Paul Mccartney e Jhon Lennon… O resto, só com muiiiito esforço.

      Responder

    16. Cecília M.’s avatar

      Eu lembro do comercial da Sopa Leve. Era assim:
      ” Não perca a forma menina jeitosa. Pra perder peso e não perder o verão. Sopa leve é sopa deliciosa. Que emagrece e é a maior sensação. Rebola queijo, batata, cebola, dá um beijo nela, leve e light é a sopa da estação. Emagreça e não perca o verão!”

      Responder

Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *